Sobrenatural



Este castelo em ruínas, no centro de São Paulo, foi palco de um crime misterioso. Ouvem-se gritos, gemidos e correntes arrastadas e até mendigos fogem do lugar. Conheça outras histórias de aparições e fenômenos inexplicáveis que fazem sucesso na tevê e na internet e provocam medo e fascínio nas pessoas 

Nada aguça mais a curiosidade e provoca o fascínio das pessoas do que mistérios sobrenaturais, fenômenos que não podem ser explicados pela ciência, como aparições, lugares mal-assombrados e espectros: quase todo mundo já ouviu ou tem alguma história de sustos e visões. Há até quem garanta que fotografou uma assombração, como é o caso de um visitante do castelo Gwrych, localizado em um vilarejo no norte do País de Gales.

“Era um dia frio e sombrio. Senti uma presença estranha”, assegura Kevin Horkin, autor da foto da menina de vestido branco e feição triste numa janela do castelo que percorreu o mundo e atraiu caçadores de assombrações ao local.

Um casal garantiu ter fotografado uma aparição sobrenatural que surgiu chorando no quarto de hotel que eles alugaram para as férias em Watford, na Inglaterra: a imagem de uma garotinha translúcida e esbranquiçada prostrada ao lado do aparelho de tevê.

O casal foi até a recepção. Nervosos, marido e mulher mostraram a foto que tiraram do quarto aos funcionários, que não acreditaram neles.

Mas os espectros não circulam apenas na Europa. A Tailândia teve regiões inteiras assoladas pelos tsunamis no final de 2004. Não bastasse esse terror, a população ainda teve que lidar, posteriormente, com as assombrações que, segundo relatos, ficaram vagando pelo sul do país, principalmente nas províncias de Phuket, Khao Lak e Krabi, na qual habitantes chegaram a evitar ir à praia por escutar risos e cantos vindo das areias.

Na época, as histórias se multiplicaram. Um taxista disse ter atendido a um estrangeiro e sua noiva tailandesa que pediram para ir ao aeroporto e, no meio do caminho, desapareceram.
Napaporn Phroyrungthong, gerente de um bar na praia de Patong, declarou que a província tailandesa de Phuket estava infestada de assombrações. “Eu acredito em aparições.

O tsunami chegou muito rápido e os estrangeiros não compreenderam o que estava acontecendo. Os mortos pensam que ainda estão na praia e de férias”, afirmou em entrevista ao site “asiarecipe.com”.

Na maioria dos relatos que envolvem vultos e aparições, eles costumam se comportar de modo inofensivo. Às vezes nem chegam a fazer contato com os vivos. Quando o fazem, o susto pode ser maior. “Certa noite eu deitei na cama e escutei uma voz.

Achei que era minha mãe me chamando. Fui até o quarto dela e ela estava dormindo. Mais tarde, a voz me chamou novamente. Faz 4 anos que uma mulher me chama.

Já aprendi a conviver com isso”, conta a curitibana Tamires Lopes Patrício, em um relato no site “sobrenatural.org”. No fim do texto, ela pede que as pessoas não a considerem “louca”.
Mas nem sempre o contato vindo do desconhecido é amigável.

O programa “Domingo Espetacular”, da “Rede Record”, está apresentando a série “Assombrações”, produzida pelo canal norte-americano “Discovery Channel”, que traz diversas histórias de aparições.

A série mostra, entre os relatos, o capítulo “Os Esquecidos”, que revela a história de uma família que compra uma casa e, ao se mudar, descobre uma câmara secreta que ocultava uma construção que deveria ter sido um antigo calabouço.

Ao abrir o local, um pequeno alçapão, iniciam uma luta longa e cruel com o que
teoricamente seriam seres sobrenaturais que ali se escondiam e, libertos, passam a tentar reconquistar a casa.No cinema o assunto também faz sucesso. O filme “Atividade Paranormal”, produzido de modo independente e com baixo orçamento (US$ 15 mil ou R$ 26,6 mil), mostra um casal que acabou de se mudar para uma casa que apresenta as tais atividades paranormais de diversas formas.

Objetos voam na direção deles, formas se movimentam por baixo dos lençóis, gavetas abrem e fecham sozinhas, barulhos estranhos são ouvidos pela casa e em alguns momentos o casal chega até a ser agredido.

É uma ficção, mas foi inspirado em fatos reais vividos por pessoas que, como os personagens, não sabem o que fazer para se livrar das aparições.

Já o site “scienceofghosts.wordpress.com”, administrado pelo professor norte-americano Richard Wiseman, que é graduado em psicologia e especialista em fenômenos paranormais, reúne fotos em que supostamente foram captados aparições e abre para votação e comentários para que os próprios internautas analisem e digam se a foto é de uma assombração ou não (veja alguns exemplos com os comentários ao longo da matéria).

Segundo o próprio pesquisador, apenas 15% das fotos postadas no site ganharam a confiança dos internautas.

Lugares assombrados
Os relatos mais famoso envolvem antigas construções. Nos quatro cantos do mundo há lugares que carregam uma biografia arrepiante, como é o caso da Casa Branca – residência oficial do presidente norte-americano – que há gerações traz histórias assustadoras.

A família do atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, já tem seus próprios relatos. Segundo a esposa de Obama, Michelle, há barulhos na sala e a sensação de uma presença constante, que às vezes “rói” os pés da primeira-dama.

Há diversas histórias de castelos, casas e igrejas mal-assombradas, mas uma das mais assustadoras, é a da penitenciária Eastern State, no estado da Filadélfia (EUA). Em 2007, uma equipe de tevê foi fazer o programa “Most Haunted” (“Os Mais Assombrados”, em inglês) ao vivo no prédio já desativado e dois membros desmaiaram durante as buscas por aparições, enquanto outras pessoas relatavam estar vendo coisas e sentindo uma “energia muito ruim”.

O Brasil também tem seus edifícios assustadores. O Teatro Municipal do Rio de Janeiro, segundo histórias de frequentadores e seguranças, é mal-assombrado pelo espectro poeta Olavo Bilac (1865-1918), que às vezes declama o discurso de inauguração do local.

Em São Paulo há o famoso “castelinho da rua Apa”, um sobrado construído em 1912 que carrega um passado horripilante. Em 1937, seus três habitantes (dois irmãos e a mãe) amanheceram baleados. Desde esse dia ninguém pernoitou mais na casa.

Quem tentou relatou sons de correntes se arrastando, gritos, gemidos, aparições e o eco dos tiros que mataram os moradores da casa, o que faz que nem moradores de rua se arrisquem a dormir no lugar.

Mas reza a lenda que o lugar mais mal-assombrado do mundo é o Castelo de
Chillingham, contruído há mais de 800 anos na Inglaterra com um único objetivo: o de ser cenário de execuções.

Imagine quantas histórias de assombrações esse lugar não deve ter.

folhauniversal